Fil- Lisboa Design Show 2017 (1ªparte)


Fui convidada pela Felizarda dos Prazeres, embaixadora do evento, a participar do Lisboa Design Show. Aquela que é a maior exposição de  vestuário, jóias e mobiliário de Lisboa. O evento teve lugar na Fil- Feira Internacional de Lisboa no pavilhão n3 de 18 á 22 de Outubro as marcas tiveram a expor os seus produtos cada uma no seu stand. Foi a primeira edição do Lisboa Design Show que tive a oportunidade de participar, e a primeira que estive na Fil e gostei da forma como o pavilhão estava organizado, cada marca com o seu stand e as que preferissem poderiam partilhar, também podíamos encontrar stand's maiores com conjuntos de marcas. Qualquer pessoa poderia ter acesso ao pavilhão pagando 5€ na portaria ou deste que tivesse um convite ou credencial. 
Este evento decorreu durante 5 dias seguidos, das 14h ás 22h, claro que durante esses dias tínhamos atividades diversas que poderíamos nos inscrever, como por exemplo palestras de áreas diferentes (fiquei a saber que teve uma palestra de marketing), e para os amantes da moda teve "Fashion Talk" que foi uma palestra focacionada para o tema da moda, em que tive o prazer de participar e conhecer profissionais neste ramo e adquirir conhecimentos. Para os bloggers também teve "Pitchs" que foram encontros de marcas com bloggers.    
Outra grande atracção foram os dias de desfile, em que tive a oportunidade de participar do primeiro em que as marcas que apresentaram as suas coleções foram as marcas africanas, a atmosfera africana neste Lisboa Desing Show dominava uma parte do pavilhão, o que me deixou muito encantada e familiarizada. O que mais gostei de presenciar era a irmandade entre os diversos africanos, pois podíamos encontrar marcas de Angola, São Tomé, Moçambique e Cabo-Verde com grande aderência pelo público português.  
Tinha também uma área reservada para alimentação, com várias roullotes onde podíamos encontrar fast-food, sumos naturais e doces.


Durante esses 5 dias visitei alguns stand's de vestuário e jóias africanos e europeus, que vou apresentar-vos um pouco dos seus trabalhos:

Tina Souvenir


O primeiro stand que tive contacto na Fil foi o da marca Tina Souvenir, uma estilista angolana existente no mercado já a mais de 20 anos, as suas criações são caracterizadas pela sua elegância e cortes que valorizam a silhueta da mulher. Tina Souvenir cria para homens, mulheres e crianças utilizando uma mistura de panos africanos com ocidentais. Á sua paixão são os vestidos de alta-costura compridos com designers criativos e modernos, no stand também encontrávamos roupa prêt-a-porte, túnicas (nova coleção), blusas e cropts africanos, saías lápis africanas e necesseiers em africano. No seu desfile Tina Souvenir apresentou uma coleção de vestidos de alta-costura. 
A marca é angolana, tendo o seu Atelier provisoriamente em remodelação, mas realizando vendas on-line. Tina Souvenir lançou-se no mercado português com uma fusão com a estilista Roselyn Silva que no seu Atelier podemos encontrar peças prêt-a-porte, onde também  podemos encontrar a coleção de Tina de alta-costura, neste momento.





Informações sobre a marca:
Endereço- Rua Unidade e Vizinhança nº3, Cassenda- Luanda
Tel:+244926305358 / +244912728002
Email: souvenir.new@hotmail.com
Loja online Lisboa-Portugal
www.tinasouvenir.com
Tel: +351935474803 / +351962896805
Coleção disponivel em: Atelier Roselyn Silva
Rua Castilho nº39, 7ºandar, Lisboa

Ten Jua Collection


Uma marca de São-Tomé que tinha um stand muito agradável de se visitar e apreciar, com tons azul marinho que imitava o mar. Esta marca dedica-se a vestuário e decoração. Na parte de vestuário podemos encontrar peças em pano africano que vão do XS ao XL, exatamente isso, podemos encontrar a mesma peça em vários tamanhos. E a parte da decoração tem duas linhas, a primeira linha é "Home" de artigos para casa e uma "Cozinha'.
A marca teve início de atividade em 2007 em São-Tomé, em 2010 chegou a ter uma loja na Nigéria (que mais tarde encerrou a sua atividade). E agora a loja está localizado em Lisboa, no Chiado, mas a criadora da marca deseja mudar o conceito para loja on-line. A logo da marca é inspirada no cacau e na cor azul das ilhas de São-Tomé e Principe.




Informações sobre a marca:
Morada- Rua da Misericórdia, 14, loja 3
Lisboa- Portugal 
Instagram: ten jua collection 

Ashanty África 


Marca Cabo-verdiana dedicada a acessórios e vestuários, tudo com o toque africano, neste stand podíamos encontrar roupas de ginásio personalizadas, fatos-de-banhos africanos, bolsas e mochilas africanas e sapatos africanos, chapéus personalizados e pulseiras com miçangas. 
A marca já está no mercado desde 2013, em que a comercialização dos produtos é realizada preferencialmente pela internet. A criadora dos produtos Verónica Delgado disse que está a preparar uma coleção de t-shitrts que incentivam o empoderamento da mulher negra. 



Informações da marca:
Instagram: @ashantyafrica

Comentários

Mensagens populares